O Propósito da Psicoterapia é

Ajudar as Pessoas

Artigos

Estamos vivendo um momento bastante conturbado onde uma pandemia se espalhou pelo mundo e nos colocou em uma situação bastante incomum: o isolamento social. 

Porém, somos por natureza seres sociais que necessitam de constante contato com nossos semelhantes. 

Embora esse contato seja desafiador para algumas pessoas, por inúmeras questões (timidez, ansiedade, depressão, fobia social), ele é necessário para a nossa saúde mental e emocional e raramente buscamos por esse isolamento.

Saúde Mental

Os relacionamentos interpessoais que cultivamos influenciam diretamente em nossa personalidade, opiniões e humor. Quando o isolamento ocorre, essa troca deixa de acontecer e a pessoa isolada se tranca em sua própria mente.

Diante dessa situação do afastamento social, o isolamento acabou promovendo também uma enxurrada de notícias e informações através de todas as redes de comunicação sobre que precauções tomar, como nos comportar, os cuidados com a higiene, atualização de números de doenças e mortes causadas pela pandemia e com isso tudo, é preciso lembrar de cuidar , e muito, das nossas emoções que podem vir a sofrer uma pane e agravar ainda mais o quadro.

É comum ver pessoas  se desesperando, focando em obter mais e mais informações, com  medo da  escassez passando a estocar mantimentos e medicamentos de forma desenfreada, e com tudo isso, esquecem do impacto psicológico por trás de todo esse movimento e acabam não dando atenção ao seu sistema emocional,  desconhecendo o fato de que todo esse stress causa diversos males como por exemplo o aumento da liberação de cortisol (popularmente conhecido como "hormônio do estresse") no organismo, o que pode vir a causar danos graves a saúde, inclusive, diminuindo a resistência imunológica.

Separar  um tempo do dia para entender as atualizações sobre o que acontece é importante para estabelecer cuidados reais, porém, quando o tempo que é dedicado a isso passa de um certo limite se tornando o foco principal da vida, instala-se o perigo maior que diz respeito à saúde mental.

Para prevenir esse dano todo à  saúde, o ideal seria mudar toda essa rotina tóxica.

Evite informações que acabam trazendo mais angústia. É fundamental manter uma mente  sã, positiva, otimista. Pensar na estratégia de manter uma rotina dinâmica, de manter a cabeça ocupada com coisas que tragam prazer, alegria e distração pode ser muito conveniente além de uma oportunidade para ver e rever várias situações internas e externas da sua vida. Reserve um tempo  por exemplo para organizar um armário, organizar e rever fotos antigas, meditar, ler, assistir filmes, séries, pintar, ouvir música, dançar, conversar com amigos virtualmente....... entre tantas outras coisas.

É muito pessoal o nível de stress que acomete cada um. O importante é tentar fazer coisas diferentes e agradáveis todos os dias priorizando aquilo que faz bem a você e alivia sua mente. Nesses momentos, é também importante prestar atenção no seu sistema emocional e caso perceba que as coisas estão fugindo ao controle e que você necessita de uma ajuda, não exite em procurar um profissional da saúde mental.  Seu bem estar emocional é muito importante e interfere diretamente em todo seu sistema. Pense nisso com carinho!

Débora Sievers

Contate-me
Débora Sievers - Psicóloga CRP 06/53027-3
  • Facebook
  • YouTube
  • Pinterest
  • Instagram
e1cf1e00-a599-4457-89b2-2ae207474cd9.jfi
CONSULTÓRIO
Rua: Fresias,  336 Parque Girassóis de Holanda
Holambra / SP
CEP: 13.825-000
Contato para agendar hora: (19) 98150-6451