Buscar
  • institutosievers

Autoconhecimento - a base para uma vida saudável

O certo é que poucos de nós nos dedicamos efetivamente ao autoconhecimento.  Mas o preço que pagamos por isso é alto demais. Uma vida sem autoconhecimento é cheia de perigos.



Uma vida sem autoconhecimento é, com certeza, uma vida vazia. Precisamos dele para viver bem, para conhecer nossos limites, para lutar por objetivos concretos e para obter autonomia.

Quando não nos conhecemos, ficamos perdidos diante da vida e dos desafios que enfrentamos. Conhecer nossas emoções, temores, limites e habilidades é fundamental tanto para a saúde psicológica, quanto para o crescimento pessoal e profissional.

Conhecer a si mesmo é um grande desafio em um mundo conturbado e repleto de informações como o nosso. Na era do conhecimento, acumulamos informações técnicas e que se destinam ao exercício de nossas vidas profissionais.

Buscamos conhecer mais o tempo todo, por diversos motivos. Ter conhecimento nos confere poder, status, representatividade e alimenta o ego. O curioso é que é na busca e sede de conhecimento, negligenciamos o autoconhecimento.

Quando estamos situações alheias ao nosso desejo, é preciso autoestima e uma certa dose de autoafirmação. E somente conhecendo a nós mesmos, nos dedicando a arte de investigar quem somos, podemos lidar com situações que nos exijam a autognose. 

Na realidade, o autoconhecimento é fundamental para que a pessoa possa ser dona de si mesma. E também para que possa verdadeiramente conseguir enfrentar as situações difíceis da vida e conquistar vitórias. 

Já a falta de autoconhecimento pode trazer graves consequências, tais como envolver-se em relações abusivas, prejudicar o crescimento pessoal e profissional,  desenvolver de fobias etc.

Portanto, para ter uma vida plena, o autoconhecimento é fundamental.

32 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo