top of page

BLOG INSTITUTO SIEVERS

Autoconhecimento: chave para o sucesso pessoal

  • Foto do escritor: Débora Sievers
    Débora Sievers
  • 23 de jun. de 2021
  • 3 min de leitura

Atualizado: 8 de abr. de 2022

Autoconhecimento é um termo usado na psicologia para descrever as informações que um indivíduo utiliza ao encontrar uma resposta para uma pergunta complexa: “Quem sou eu?”.

Conhecer a si mesmo é uma das habilidades mais importantes para o desenvolvimento e crescimento do indivíduo em todas as áreas de sua vida.


Saber lidar com situações e emoções diversas impactam diretamente na forma com que nos relacionamos com as pessoas e com o mundo ao nosso redor. Consequentemente, a forma com que lidamos com as pessoas e situações impactam na nossa sensação de bem-estar e felicidade.


Uma das principais características do autoconhecimento é que possibilita que o indivíduo se enxergue como ele realmente é, e não quem pensa ser. Em outras palavras, quer dizer que a pessoa tem clareza de sua personalidade, das suas atitudes e de suas emoções diante de situações e adversidades que são enfrentadas e vivenciadas em sua jornada.

Ter a consciência de quem é, e saber os pontos que precisa melhorar ou potencializar. Permite que o indivíduo desenvolva o seu máximo potencial e através de sua alta performance alcance o sucesso e realização pessoal.


O que é autoconhecimento?


O autoconhecimento refere-se à consciência da sua essência como ser humano. Seus defeitos, suas qualidades, seus medos, suas limitações, seus talentos, suas crenças e inclinações. O que te faz feliz? O que te motiva ou que te desmotiva? O que te dá coragem, entre outras questões.

E além de fazer com que você tenha as respostas para essas e outras perguntas, o autoconhecimento permite guiar o indivíduo pelo seu desenvolvimento pessoal até o encontro da sua felicidade.


Qual o objetivo do autoconhecimento?


O processo de autoconhecimento leva às pessoas a desenvolverem o seu potencial em busca do que lhe faz feliz.

É através do autoconhecimento que é possível traçar metas e objetivos. Distinguir pessoas e situações que são positivas para a sua jornada e quais devem ser descartadas ou requerem um pouco de afastamento.

O autoconhecimento está diretamente ligado ao propósito de vida de uma pessoa. Sua missão no mundo, o que a faz feliz e se sentir plenamente realizada.

Quando você se conhece e sabe o que quer para a sua vida, fica mais fácil tomar atitudes e decisões que te levem a realizar o seu propósito.


Quais são as consequências de um baixo nível de autoconhecimento?


Pessoas que conhecem pouco a respeito de si mesmo podem se tornar incapazes de lidar com determinadas situações e pessoas.

São pessoas com elevado nível de estresse e ansiedade e que não possuem discernimento para promover atitudes que façam bem a si mesmo e para as pessoas que a cercam.

Muitas vezes, podem acabar sendo conduzidas por regras impostas pela sociedade, sem levar em conta ou seus sentimento, desejos e aspirações, levando à frustração.

Portanto, o autoconhecimento passa a ser uma habilidade que promove saúde mental ao indivíduo.

Exercícios para o autoconhecimento:


1 – Faça perguntas a si mesmo para reflexão como:

  • Quais são os meus objetivos de curto prazo?

  • Quais são os meus objetivos de médio prazo?

  • Quais são os meus objetivos de longo prazo?

  • O que eu gosto de fazer e gostaria de fazer mais?

  • O que eu não gosto de fazer e gostaria de ter que fazer menos ou não fazer?

  • O que me faz bem?

  • O que me desagrada?

  • Como eu reajo em situações desafiadores e de estresse?

  • Do que eu tenho medo?

2 – Linha do tempo da vida:

Essa ferramenta consiste em desenhar uma linha horizontal que representa a sua vida. Marque no centro da sua linha um ponto, que representa o momento atual em que você está.

Passe um tempo refletindo em como essas situações te ajudaram a tornar que você é atualmente. Pense nos impactos positivos e negativos que causaram em sua vida.


3 – Peça Feedback

Saber as percepções que as pessoas têm sobre você é uma boa maneira de identificar pontos de melhoria e seus pontos fortes.


4 – Faça terapia

A Psicoterapia é um dos melhores investimentos que uma pessoa pode fazer para obter autoconhecimento!

Comments


Design sem nome (2).png

Obrigado pelo envio!

© 2016 Instituto Sievers - Treinamentos e Desenvolvimento

Esta Empresa está Registrada no Conselho Regional de Psicologia | CRP- 06/5597/J

Um mundo melhor é construído com o equilíbrio entre a verdade e o respeito

Quando a gratidão é um hábito, a felicidade é um reflexo. Débora Sievers.png
LOGOS (2).png
LOGOS.png
LOGOS (3).png

© 2016 Instituto Sievers - Treinamentos e Desenvolvimento Humano
Esta Empresa está Registrada no Conselho Regional de Psicologia | CRP- 06/5597/J

Psicóloga Débora Sievers - CRP 06/53027-3

bottom of page