O Propósito da Psicoterapia é

Ajudar as Pessoas

Mais sobre meu trabalho

Minha Abordagem

Quando alguém fala que quer ser psicólogo as pessoas pensam que é uma profissão muito simples, que é só ouvir ou falar algumas frases positivas, não é?

 

É comum até mesmo ver pessoas que ousam se comparar com o graduado quando servem de ouvido para aquele amigo(a) que sofre pelo “crush” ou passa por alguma situação familiar ou profissional  complicada.

Mas se você acha que o psicólogo só escuta e pronto, você está muito enganado meu amigo!

 

Para trabalhar esses combates internos do ser humano, nós precisamos de uma média de 5 anos de estudos para compreender o funcionamento da mente humana e os gatilhos mentais que levaram para tais conflitos. Precisamos passar pelo nosso próprio processo terapêutico para lidarmos antes com as nossas sombras e resolvermos ao máximo as nossas pendências para estarmos o suficientemente sãos para nos responsabilizarmos de forma dissociada ao nosso paciente e poder ajudá-lo.

Os estudos sobre a psique são fundamentados em alguns especialistas, e após a formação, nós psicólogos ainda escolhemos sobre qual teoria vamos nos embasar ao trabalhar com nossos pacientes e muitos ainda prosseguem mais dois anos de especialização e estudando o resto da vida.

Meu trabalho se baseia em encaminhar o paciente no processo de aceitação, no conceito de que só conseguimos mudar quando assumimos a nós mesmos que existe um problema  e que este exige uma necessidade de buscar por ajuda para ser  ser tratado, cuidado.

A proposta visa mudar pensamentos disfuncionais, ou seja, aqueles pensamentos que fazem a pessoa “perder a fé” em si mesmo, como o típico “eu nunca vou conseguir fazer isso” ou “eu não faço nada direito”, ou ainda " eu não sou bom, não sou capaz". Rever traumas e crenças limitadoras que o impedem de ser mais feliz e realizado.

 

Meu trabalho é ajudar o paciente a voltar a ter uma visão de mundo diferente, ampla e mais adequada para enfrentar os estímulos externos.

 

A ideia é mostrar que esses pensamentos podem ser modificados com muito treino e raciocínios funcionais, como “isso eu não fiz direito, mas acertei daquela outra vez”.

Acredito que quando mudamos um sentimento, mudamos nossos pensamentos e mudando nossos pensamentos mudamos  nossos comportamentos e  dessa forma,  consequentemente, mudamos o resultado e a realidade à nossa volta.

É preciso coragem e humildade para reconhecer e aceitar um processo de ajuda.

A Bioenergética

A Análise Bioenergética de Lowen vê o indivíduo como uma complexa relação uma entre Corpo, Mente e Espírito, onde estes se auto influenciam. Os mecanismos de defesas psicológicas, que são usados para lidar com o estresse, frustrações, dor e sofrimento, também  se expressam por um padrão muscular no corpo. São padrões inconscientes, que passam a fazer parte da estrutura corporal e de personalidade da pessoa.

 

Embora não se dê conta, da  natureza do sintoma que evidencia, por não estar consciente de determinados aspectos, o terapeuta observa esses padrões a partir de uma leitura corporal e escuta ativa do seu relato e da sua história pessoal. “A leitura corporal, em geral, baseia-se na observação do fluxo da energia (vitalidade), da capacidade de autocontrole, do autoconhecimento e, da capacidade de contato com a realidade – grounding” 

Na Psicoterapia Corporal, trabalha-se partindo do contexto presente, tecendo relações com a história pessoal para que o cliente possa compreender e elaborar suas tramas familiares e construir um sentido para suas experiências. O inconsciente não se manifesta só nos sonhos, nos atos falhos e em contradições verbais, mas também naquilo que o corpo sente ou faz sem que a própria pessoa perceba sua ação. Se sua linguagem puder ser simbolizada e dotada de sentidos, temos mais um excelente instrumento de trabalho terapêutico.

O corpo é o melhor instrumento para tomarmos consciência de nossa necessidade de transcendência, da nossa estrutura de caráter, dos aspectos de luz e sombra, das nossas tensões, da forma como nos relacionamos, da nossa capacidade de auto-regulação e de aprendizagem. O corpo é nossa chave de acesso à dimensão espiritual, para entendermos o mistério da vida. 

Contate-me
Débora Sievers - Psicóloga CRP 06/53027-3
  • Facebook
  • YouTube
  • Pinterest
  • Instagram
Rua: Fresias,  336 Parque Girassóis de Holanda
Holambra / SP
CEP: 13.825-000
Contato para agendar hora: (19) 98150-6451
e1cf1e00-a599-4457-89b2-2ae207474cd9.jfi
CONSULTÓRIO