top of page

BLOG INSTITUTO SIEVERS

  • Foto do escritorinstitutosievers

Entenda o que é e como controlar a ansiedade.

Atualizado: 8 de abr. de 2022

A ansiedade se tornou um dos problemas psicológicos que mais afetam os adultos e jovens de hoje em dia. Ela pode ser causada e agravada pelos fatores cotidianos que todos enfrentamos.


Todos nós somos ansiosos, em uma escala menor ou maior. Diferente da ansiedade normal, que sentimos na véspera de uma prova ou de uma reunião importante, também existe a ansiedade patológica – esta, por sua vez, é um transtorno mental sério que, se não tratado, pode desencadear graves crise de pânico. Por outro lado, é necessário pontuar que a ansiedade não é apenas um fenômeno patológico, pois ela também está presente no ciclo de vida do ser humano e contempla algumas fases do desenvolvimento.

Em alguns momentos da vida todo mundo se sente um pouco nervoso e ansioso. Porém, para algumas pessoas, a ansiedade é algo mais frequente, que atrapalha o andamento normal da vida. Nesses casos, esses indivíduos podem sofrer do Transtorno de Ansiedade, uma doença séria que se manifesta de diversas maneiras e precisa ser tratada.


A ansiedade é um estado psíquico natural que é muito útil para nos alertar de um perigo e fazer com que nos preparemos para enfrentá-lo. No entanto, ela tem sido definida, de maneira geral, como um estado emocional desagradável acompanhado de desconforto físico e que, geralmente, possui relação com o medo.

O conflito se instala quando o medo transita de real para imaginário e, ao ser investigado com mais critério, chega-se à conclusão que ele é fruto da imaginação do indivíduo. Entenda que as consequências do transtorno de ansiedade vão muito além de apenas ter frio na barriga com mais frequência.

Elas afetam profundamente a vida de quem possui esse transtorno, prejudicando a vida social profissional e até mesmo pode desenvolver doenças físicas.


Caso você perceba que esses sintomas estão passando do limite do normal, não existe, procure um psicólogo para uma primeira avaliação.



2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Design sem nome (2).png

Obrigado pelo envio!

© 2016 Instituto Sievers - Treinamentos e Desenvolvimento

Esta Empresa está Registrada no Conselho Regional de Psicologia | CRP- 06/5597/J

bottom of page