top of page

BLOG INSTITUTO SIEVERS

  • Foto do escritorinstitutosievers

5 dicas para reconhecer e se afastar de pessoas manipuladoras

Atualizado: 8 de abr. de 2022

Ao longo da vida vamos encontrar pessoas negativas, de qualquer modo. Mas essas pessoas podem ultrapassar a negatividade, chegando a um nível desconfortável, podendo serem tóxicas e manipuladoras.

E pessoas manipuladoras podem fazer muitas coisas para nos prejudicar. Por isso, identificar quem são essas pessoas e o comportamento que apresentam é importante para se afastar e evitar prejuízos psicológicos e emocionais.

Em alguns casos, podemos agir de modo a atrair essas pessoas, como se fossemos imãs atraindo ferro, e nem perceber que ser acessível facilita a aproximação de pessoas manipuladoras.


Isso pode nos levar a diversos sofrimentos, dos quais muitas vezes não temos culpa. E estamos sujeitos a esse tipo de pessoa em diversos ambientes, no trabalho, na família, entre nossos amigos e, o mais comum, em nossos relacionamentos.

Quantas vezes ouvimos dizerem, “fulana tem o dedo podre para o amor…”, “Fulana só se envolve com pessoas problemáticas…”, “Aquele ali, vive arrumando sarna para se coçar…” – acontece, não é mesmo?

Acontece. Isso porque confiamos demais nas pessoas, nos abrimos com facilidade, expomos nossas fragilidades, e não somos cuidadosos na hora de compreender segundas intenções.


Essas pessoas, normalmente, estão vulneráveis e perdidas, também. Carregam em si dores e carências que faz com que elas busquem pessoas que possam suprir emocionalmente essas lacunas. E vale lembrar que nem todas essas pessoas são más.

Precisamos nos proteger e, mais do que isso, evitar essas pessoas, fazendo com que elas procurem ajuda. Somente profissionais especializados em saúde podem ajudar pessoas com problemas de personalidade. Seja cauteloso e use nossas dicas para reconhecer e afastar pessoas manipuladoras de sua vida!


1) Carência afetiva

Um traço de personalidade comum em pessoas manipuladoras e tóxicas é a carência afetiva. Pessoas tóxicas costumam ser inseguras, incapazes e buscam aprovação. Por isso, ao identificar esse comportamento, busque estabelecer limites, deixe claro o que você gosta ou não, repreenda essa pessoa em caso de ciúme ou mesmo em situação de demonstrações de possessividade.

Seja em um relacionamento amoroso, ou em amizades, assim como no trabalho ou alguém na família, esse padrão é bastante comum. 


2) Comportamentos exagerados 

Ao ser contrariado, se sentir rejeitado ou negligenciado em suas exigências, uma pessoa tóxica irá demonstrar excesso nas reações e comportamentos exagerados. Crises de choro e agressividade, pode assumir um papel de vítima ou mesmo condená-lo por suas atitudes, as quais ela julga que estão aquém do merecido. 

Analise as expectativas dessa pessoa, e estabeleça níveis de relacionamento claros para que ela não invada sua intimidade, nem tenha acesso à sua privacidade. Pessoas perigosas querem sempre mais, para poder manipular e jogar com o que sabem sobre você. 


3) Abuso de bebidas e drogas

Uma pessoa tóxica irá demonstrar isso de alguma forma. O mais comum é o abuso no consumo de álcool e drogas. Isso é um meio de aliviar tensões e também de se colocar em posição de vítima para atrair olhares e atenção. É claro que o problema pode ser uma dependência química, muito mais complexo, requerendo tratamento especializado.

Mas ela pode usar essas substâncias como subterfúgio, pois ela sabe que a pena e a compaixão são sentimentos que facilitam sua ação, e faz com que as pessoas se sintam culpadas em abandoná-la. Fique atento.


4) Problemas constantes com dinheiro

Dinheiro é também um modo de exercer influência sobre as pessoas e mantê-las presas. Você se solidariza com a falta de sorte ou enrascadas nas quais a pessoa tóxica está submetida, então você tenta ajudar com apoio financeiro, ela finge que quer pagar, e isso vira uma bola de neve. 

Ninguém está livre de passar por uma situação difícil ou crise financeira, mas uma pessoa perigosa irá usar desse recurso para se manter próxima a você e criar uma relação de dependência, na qual irá usá-lo até sugar toda a sua energia e, se conseguir, recursos também. 


5) Pessoas manipuladoras podem facilmente perder a cabeça

Pessoas tóxicas são manipuladoras. Para isso precisam ser muito queridas e estimadas, ou sua ação perde o efeito sob outras pessoas mais inocentes. Por isso, eventualmente, quando confrontadas, elas irão perder a cabeça, seja por correr o risco de ser desmascarada, seja pode não conseguir fingir o tempo todo. 

Isso pode desencadear um comportamento muito nocivo envolvendo insistências, agressividade, perseguição e ameaças. Sabemos que diversos crimes passionais, inclusive feminicídios, são cometidos por pessoas manipuladoras, com comportamento tóxico, que se descontrolam quando sofrem rejeição

Seja cauteloso e seletivo em suas relações. Tenha cuidado quando falar sobre questões pessoais e privadas e saiba com quem você está desabafando. Sem essa precaução você pode se tornar uma vítima fácil para pessoas tóxicas.

8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Design sem nome (2).png

Obrigado pelo envio!

© 2016 Instituto Sievers - Treinamentos e Desenvolvimento

Esta Empresa está Registrada no Conselho Regional de Psicologia | CRP- 06/5597/J

bottom of page